Moderninha pag seguro

Maranello On segunda-feira, 2 de setembro de 2013
Quando acende uma no painel de instrumentos do seu carro, que você faz?


Eu aconselho, sempre que acender alguma luz no painel de instrumentos, que o veículo deve ser levado imediatamente a oficina. E ainda você deve ficar atento, pois algumas luzes indicam situações de emergência, sendo que o veículo nem deve ou pode ser usado, pois há riscos de acidentes ou graves danos aos sistemas do veículo.






Normalmente os significados destas luzes estão nos manuais, mas eu gostaria de ressaltar algumas delas:

Luz de freio. Existem várias variações dependendo o modelo do carro, mas acho que a mais importante é a que adverte em relação ao fluido de freio, seja quanto ao nível ou quanto a pressão.
O importante é saber que sempre que essa luz acende, há problemas com o sistema de freio. O que mais eu vejo na oficina é que as pessoas diante dessa advertência, verificam o nível de fluido no reservatório e o completam, achando que isso é normal. Não é normal, o fluido de freio nunca baixa o nível sem que haja algum problema.


O que acontece na maioria dos carros, (verifique o seu se é assim), é que no reservatório de fluido de freio existe um sensor de nível, uma bóia, a grosso modo falando, que vai "mandar acender essa lâmpada" quando o nível de fluido baixar além de um limite de segurança. Isso pode ocorrer quando há vazamentos e quando o desgaste da pastilha de freio atingiu o limite máximo. Isso mesmo, quando a pastilha de freio desgasta, os êmbolos das pinças de freio se deslocam para compensar e o fluido de freio vai tomando o espaço, baixando o nível no reservatório. Portanto você pode completar o nível do fluido, mas quando esta luz acende você deve procurar imediatamente o mecânico, pois vazamentos são comuns e muito perigosos no sistema de freio assim como pastilhas de freio gastas.
Lembro, que há sistemas de embreagens acionadas hidraulicamente, usando o mesmo fluido do sistema de freio, que também devem ser verificados para casos de vazamentos.
ABS. Nos dias de hoje, com carros capazes de atingir altas velocidades
 rapidamente, com uma enormidade de coisas que distraem os motoristas, com um transito cada vez mais competitivo, carregado, a coisa mais comum é o motorista ser surpreendido com a "aparição" de um obstáculo a frente. É um carro, uma moto, um pedestre, que aparece do nada, sem falar de buracos e outras coisas. Isso faz do Sistema de ABS um dos itens mais importantes para quem quer dirigir com segurança. Alias não se deveria dirigir sem segurança.

O ABS permite que o motorista desvie e freio rapidamente ao mesmo tempo. Com o ABS as rodas não travam, não arrasta pneu, possibilitando que a tragetória do carro mude, o que não acontece quando o pneu esta arrastando. Além disso a distancia percorrida durante a frenagem é muito menor com o ABS.


Quando a luz de advertência do ABS acende você continuara conseguindo frear o veículo, porém em uma distância maior e sem possibilidade de desviar. Isso pode significar muito em uma situação de perigo.


ABS não é luxo, é segurança e a advertência de defeito nesse sistema não pode ser ignorada, principalmente por quem já "acostumou" com esse sistema, pois a diferença de frear com e sem ABS é muito grande e um motorista habituado com o ABS pode ser surpreendido com a reação de seu carro em uma situação de perigo.

Um abraço a todos!
Participe!

Castilho.

(continuarei...)
 
 

14 comentários:

marcos disse...

O meu e um vectra 99 e a luz do ABS ficava ascesa direto,retirei o óleo q tava nele tava até preto coloquei óleo dot 4 novo e a luz apagou d veiz

Unknown disse...

Eu tenho uma saveiro 2014.2015 e ela está apenas com 6800km rodados, e a luz do ABS acendeu, fui no mecânico e passou o rastreamento e nada apereceu!
Alguém saber q tipo de defeito é esse?

Raine Azevedo disse...

Eu tenho uma saveiro 2014.2015 e ela está apenas com 6800km rodados, e a luz do ABS acendeu, fui no mecânico e passou o rastreamento e nada apereceu!
Alguém saber q tipo de defeito é esse?

camilly disse...

A luz do abs acendeu meu carro 15.000km rodados 213/2014 celta. Vcs sabem me dizer o que está acontecendo

camilly disse...

A luz do abs acendeu meu carro 15.000km rodados 213/2014 celta. Vcs sabem me dizer o que está acontecendo

Anônimo disse...

Conseguiu resolver

Marcio Neto disse...

Ola pessoal o meu hilux esta com abs acesso o q fasso ajudem me favor

luiz felix disse...

Olá gente..o cros fox do nada começou à ascender a luz do ABS no painel.. pode ser pastilha..nível do óleo de freio baixo..o que pode ser?

luiz felix disse...

Há. .o meu cros fox é 2011.

luiz felix disse...

Olá gente..o cros fox do nada começou à ascender a luz do ABS no painel.. pode ser pastilha..nível do óleo de freio baixo..o que pode ser?

Amelinha Lucateles disse...

Tenho uma master 2007 ,levei para troca de buchas, e pivô, voltou com a luz do abs e servc aceso. Já tentei de tudo mas as luzes não se apagão! Já soltei os sensores de roda dianteira, lavei, recoloquei, e nada. Alguém tem alguma dica?

Unknown disse...

Amigo tenho um Vectra e estou com o mesmo problema , troquei as buchas da bandeja dianteira e fica com a luz do ABS e controle de tração acessa , eu ligo o carro está normal e quando ando acende novamente !!! Vc conseguiu descobrir o que era ??

deivid rodrigues disse...

Tenho um Fiat uno vivace 2014 o abs acendia, apagava, agora sem falar que minha roda esquentava muito, depois que levei em uma oficina agora só tinha parado agora ele tem vontade própria e só fica aceso, alguém sabe me dizer o que pode ser?

Unknown disse...

Boa noite !
Tenho um ônix 2016 10600 km rodados e agora começou a ficar acesa a luz do ABS , alguém sabe me dizer o que fazer ??

UOL WI-FI Peça o seu